quinta-feira, março 12, 2015

Homofobia mata um e uma tentativa em Santo André e outro caso em São Bernardo do Campo


 Rodrigo Mariano, 33 anos no Bairro Assunção em São Bernardo do Campo.Foi esfaqueado esta internado no Hospital Municipal de São Bernardo do Campo

     Em menos de duas semanas na Região do Grande ABC a ONG ABCD'S recebe duas denuncias de tentativa de Homicídio e uma de Homicídio, uma delas na Cidade de Santo André uma jovem Lésbica além de ser espancada pelos irmãos com tentativa de enforcamento na Vila Luzita em Santo André – Divisa com São Bernardo do Campo . Outro caso aconteceu agora na Cidade de São Bernardo do Campo, o jovem Rodrigo Mariano, 33 anos no Bairro Assunção em São Bernardo do Campo.

Relato da Vitima : No mês de novembro de 2014 depois de varias ofensas de sua homofobia realizada pelo meu vizinho, que todas as vezes me ofendia e me chamava sempre de viadinho, e outros termos pejorativos, por não aguentar mais insultos acabei reagindo a estas agressões verbais. Depois deste episódio nunca mais se falamos sentia sempre seu olhar com ódio e temor contra a minha pessoa, mas em acreditar cada um na sua fui vivendo minha vida . Nesta terça feira dia 10 de março de 2015., onde este cidadão Wanderson estava na frente ao playgrond . Ele olhou feio pra mim mas não falou e não fez nada. Fui no mercado, fiz as minhas compras.  Quando eu voltei estavam ele e a esposa em frente a entrada do meu prédio.  Conforme eu caminhava sentido eles para entrar no prédio eu ouvi a esposa dele dizendo "tem certeza q é isso que vc quer fazer"? Ele respondeu: "sim". Aí a esposa (Adriana) disse "então faça". Nisso eu já havia entrado no prédio e estava em frente ao elevador qd eu sinto uma coronhada no meu pescoço.  Ele me pegou pelas costas com uma faca d açougueiro d +/- 30 cm e me deu uma machadada q pegou no meu pescoço e coluna.  O corte foi profundo e trincou o osso da coluna.  Eu caí no chão sem forças pra correr. Nisso ele disse "Isso é pra você aprender a não olhar na cara de um homem de verdade e agora você vai morrer VIADO". Eu gritei desesperadamente por socorro e o Zelador (Mário) correu e segurou o Wanderson.  Depois disso eu fui rastejando até o meu apt onde o meu amigo me socorreu. Ele ligou pro SAMU e pra polícia.  O agressor foi preso em flagrante,  porém foi liberado pela polícia no outro dia após pagamento d fiança.  E desde então eu estou no hospital."

    Na delegacia, o agressor Wanderson disse que não tem bom relacionamento com Rodrigo, seu vizinho de condomínio. Segundo ele, momentos antes da confusão, Rodrigo teria batido na parede de sua casa reclamando do barulho.
    Temos nitidamente o desamparo, despreparo nos meios de Politicas Publicas direcionadas a população LGBT na região, em saber atender os casos de Homofobia. Como por exemplo no caso do homicídio no ultimo fim de semana do Funcionário Publico Rodrigo dos Santos tinha 36 anos ele foi estrangulado com um cadarço de tênis enrolado no seu pescoço jogado nu de costas com as mãos amarradas de costas de e a mesma situação quando nos postamos o dados de aumento de Homofobia na Cidade as pessoas ainda persistem em fazer vistas grossas. A Policia vem colocar que foi por causa do uso de Drogas agora na verdade quem o conheceu sabia e via sempre sua alegria constante.
 Descaso sendo fatos reais de onde a População LGBT do Grande ABC possa efetivar uma denuncia no caso de Homofobia com acompanhamento nos primeiros passos, andamento e no atendimento pós homofobia


  Todos os casos a ONG ABCD’S já deu encaminhamentos ao seu Departamento Jurídico. As vitimas deixam bem claro pela falta de onde fazer denuncias nos casos de Homofobia aqui na região do Grande ABC. Fica vigente a falta de politicas Publicas afirmativas, coordenadoria LGBT, ampliação do DEGRADI para a região do Grande ABC. Hoje temos com forte parceiro a OAB, neste casos solicitamos sempre o Disque 100 e efetivas as denuncias pela lei 10.9418-01 , sobre os casos de Homicídios vamos continuar fazendo o nosso trabalho continuo de fazer com que a Secretária de Segurança Publica do Estado de São Paulo, faça algo e encontre estes assassinos e que seja feita a justiça. 
    Nesta segunda feira  dia 16 de março ja temos uma reunião agendada com o Observatório da Cidadania na OAB da Cidade de Santo André para darmos os devidos encaminhamentos. 



https://www.facebook.com/rodrigo.kirchoff?fref=ts

Dados até o fim do ano de 2014 tras preocupações reais atuais gestão do Grande ABC, principalmente na Cidade de Santo André. Onde os casos acontecem com maior frequência, vale a pena ressaltar que no ano de 2009 foi aprovada a lei com a Campanha pelo enfrentamento a Homofobia, campanha esta lançada no ano de 2006 pela ONG ABCD'S
Tema da Parada: ONDE VOCÊ ESTAVA ??? em maio  de 2006.  
http://www.metodista.br/rronline/noticias/comportamento/2015/03/casos-de-homotransfobia-crescem-39-na-regiao  

Nenhum comentário: